segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Projeto de Leitura 2019


É o dia de renovar a postagem que inaugurou o blog e fazer novos votos de leitura para 2019. Neste ano serei menos ambicioso, mas ainda sim, desafiarei a minha determinação, que não está lá grandes coisas. Ao elaborar essa lista, orientei-me principalmente pelos autores que eu gostaria de ler e busquei livros que despertassem em mim um desejo de leitura mais duradouro, para que o risco de eu perder a vontade de ler fosse menor. Pois então, vamos aos livros:

um


Decidi, ainda em 2018, que meu primeiro livro de 2019 seria do Amós Oz. Ele morreu dia 28 de Dezembro e, apesar de eu ter lido apenas um livro dele (e ter uma história interessante para contar acerca disso), fiquei bastante chateado. Tenho outros livros do Oz e quero ler todos eles, mas o escolhido foi Meu Michel (Companhia das Letras - 2002 - 304 páginas) que, inclusive, está listado entre os 1001 livros para ler antes de morrer.

dois


Mais um Murakami. Em 2018, eu inaugurei meu relacionamento com o Murakami lendo O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de Peregrinação e foi uma experiência muito legal. Na época (foi o meu primeiro livro de 2018), eu não possuía a edição física de nenhum livro do Murakami, mas agora eu já possuo e não poderia deixar passar a oportunidade de ter uma relação carnal com algum livro dele. O escolhido da vez foi Kafka à Beira Mar (Alfaguara - 2008 - 576 páginas) que, por coincidência, também está entre os 1001 livros para ler antes de morrer.

três


Meu terceiro autor escolhido foi Salman Rushdie. Desde quando li Haroun e O Mar de Histórias que persigo os livros do Rushdie em toda promoção que aparece. Depois de já ter acumulado alguns, acho que é hora de ler mais um dele. No entanto, ainda não decidi qual será. Inicialmente, eu havia pensado em ler A Feiticeira de Florença (Companhia das Letras - 2008 - 403 páginas), mas refletindo com mais cuidado, Vergonha (Companhia das Letras - 2010 - 376 páginas), que está entre os 1001 livros para ler antes de morrer, e Dois Anos, Oito Meses e 28 Noites (Companhia das Letras - 2016 - 336 páginas) surgiram como opções muito interessantes.

quatro


É a vez de um livro de uma autora de quem nunca li uma página sequer. Seja bem vinda, Donna Tartt. Escolhi começar não pelo queridinho de grande parte do mundo, O Pintassilgo, mas pelo pitoresco A História Secreta (Companhia das Letras - 2014 - 520 páginas).  Não sei muito sobre a trama desse livro, mas uma trama envolvendo um grupo de estudantes já desperta minha curiosidade, além do surpreendente fato de ele estar entre os 1001 livros para ler antes de morrer. Espero que minha relação com a Tartt seja próspera e duradoura depois desse aqui.

cinco


Serei direto: O Legado da Família Winshaw (Record - 2002 - 560 páginas) Minha história com o Jonathan Coe sofreu com os caminhos perversos do destino. Em primeiro lugar, eu gostaria de ler Bem-Vindo ao Clube, mas esse livro está absolutamente esgotado em todas as livrarias que existem no mundo. Aí, em segundo lugar, também o segundo desencontro. Motivado em parte pela indicação entusiasmada do skoober Higor, me interessei pelo A Casa do Sono. Oh inocência! Comprei, o livro veio todo oxidado, solicitei a troca, o novo exemplar veio ainda mais oxidado; enfurecido, devolvi o livro e pedi meu dinheiro de volta. Fiquei sem. Então, diante de tantos obstáculos, acho que é hora de consumar essa relação com o Coe.

seis


Não poderia deixar de fora minha leitura anual de A Roda do Tempo. Em 2018 li O Dragão Renascido e foi sensacional, sério. Esse terceiro volume, para mim, fecha uma espécie de arco em que Rand descobre, questiona (na verdade, nega) e, por fim, confirma que ele é mesmo o dragão renascido. Vários personagens, sobretudo as garotas, se desenvolveram de forma empolgante e assumiram de vez seu protagonismo na saga no terceiro volume. Minha ansiedade pelo Ascensão da Sombra (Intrínseca - 2015 - 991 páginas) não poderia ser maior. Segundo o Jeffu, esse é o melhor volume entre os já lançados aqui (até o sexto) e eu só quero voltar para essa história e não sair mais de lá.

sete


Quero ler Pepetela neste ano. Tenho dois livros dele, O Tímido e As Mulheres (Leya - 2014 - 304 páginas) e Lueji (Leya - 2015 - 464 páginas). Será um desses dois. O primeiro parece ser uma trama mais corriqueira, contemporânea, talvez, uma história sobre o cotidiano, já o segundo é uma trama mais épica, o subtítulo "O nascimento de um império" é capaz de fazer as pernas bambearem. Além disso, tempos, no primeiro, um homem protagonista e, no segundo, uma mulher. Deixarei nas mãos do destino a decisão a escolha sobre qual lerei.

oito


HQs. Em 2018, eu me propus a dar continuidade na minha leitura de Sandman e falhei miseravelmente. Cobicei iniciar a leitura do primeiro volume de Promethea e fracassei vergonhosamente. No entanto, na proposta de ler 4 graphic novels, não me saí tão mal. Das 4, li 3 e foram leituras muito acima da média. Diante disso, além de trazer Habibi (Quadrinhos na Cia - 2012 - 672 páginas) como herança de 2018, proponho a leitura de mais 3 graphic novels: Repeteco (Quadrinhos na Cia - 2016 - 336 páginas), Maus (Quadrinhos na Cia - 2013 - 296 páginas) e Umbigo Sem Fundo (Quadrinhos na Cia - 2009 - 720 páginas).

nove


É o momento de cumprir promessas. Eu havia prometido que leria Murilo Rubião: obra completa (Companhia das Letras - 2016 - 288 páginas) e farei isso neste ano. Desde a minha postagem "Lembra do Realismo Fantástico?" que o Murilo me olha torto, pelo simples fato de eu ter enrolado a leitura de seu único livro. Essa desavença precisa acabar! Já paguei minha dívida com o José J. Veiga e é hora de ficar quite com o Rubião também.

dez


A maior herança de 2018: Crime e Castigo (Editora 34 - 2009 - 562 páginas). Preciso ler! Preciso ler! Preciso ler! Dostoiévski, por favor, possua a minha vida, ela é todo sua. Espero do fundo do meu coração de malandro conseguir ler Crime e Castigo neste ano, caso isso não ocorra, não por culpa minha, claro, mas por obra de pura maldade do destino, continuarei colocando esse livro em cada projeto de leitura que eu fizer ao longo de todos os anos da minha vida.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Invejei total! Você tá arrasando, os livros escolhidos parecem muito interessantes mesmo e eu torço pra que o Crime e Castigo não passe desse ano! Quero ler a resenha dele já, então pode providenciar a leitura hahahaha Sobre o Ascensão da Sombra, eu digo e repito que a sensação que eu tive lendo esse livro foi mesmo indescritível, não sei se pra outros leitores chegou nesse ponto, talvez eu tenha sentido dessa forma por esse livro reunir diversos elementos que eu amo em histórias de fantasia. Aguardo ansioso sua leitura!

    Não consegui cumprir nenhuma meta do meu projeto de 2018, aliás talvez uma, mas fiquei totalmente frustrado, por isso não farei esse ano, mas torço muito pra que o seu projeto deslanche, boa sorte! Que 2019 traga pra nós sensações de completude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeffu, você não cumpriu sua meta pq estava focado em outros objetivos. A vida é assim! Tô ansioso pelo Ascensão, só preciso de disposição para começar. Sobre o Crime e Castigo, não sei nem o que dizer. Ele está lá, em última na lista. Será que isso quer dizer alguma coisa?

      Excluir