sábado, 28 de julho de 2018

Nas Páginas: Wicked - Gregory Maguire (leitura coletiva)


Eu e meus amorzinhos divinopolitanos, Karina e o também zebra Ross, decidimos que leríamos um livro em conjunto. Depois de muito deliberar, decidimos que o livro seria Wicked (sim, aquele do musical famoso). Tendo escolhido o livro e definido o mês em que a leitura começaria, decidimos ampliar a leitura coletiva para além dos limites de Divinópolis e convidei alguns amorzinhos virtuais (Jeff, Henrique, Matheus, Gabriel e Jorge) para participarem da leitura também. Com todos devidamente convencidos a participar dessa empreitada conjunta e depois de algumas incertezas acerca da compra dos livros e de um sistema de entregas precário, criei um grupo no Facebook, o Macados Voadores (o nome em homenagem aos capangas da Elfaba).

Eu já deveria ter feito essa postagem contando sobre a leitura coletiva há alguns dias, mas só agora deu certo. Já estamos na segunda semana de leitura. Serão ao todo 4 semanas e as leituras começam na terça e vão até a segunda-feira seguinte. As metas obedecem o cronograma abaixo:

1ª semana (17/07 a 23/07): até a página 166
2ª semana (24/07 a 30/07): da página 167 à 277
3ª semana (31/07 a 06/08): da página 278 à 403
4ª semana (07/08 a 13/08): da página 404 até o fim

No grupo, tenho procurado incentivar o pessoal a interagir e comentar sobre a leitura, mas receio que não esteja sendo bem sucedido nisso. Mas não irei desistir, pelo menos, não por enquanto. Tenho feito postagens no grupo sobre algumas partes do livro, postagens de discussão semanais e algumas outras coisinhas. Caso algum leitor desavisado deste blog queira fazer parte do grupo, é só solicitar a entrada e me mandar um alô no Facebook (minhas redes sociais estão na parte inferior do blog).


SEMANÁRIO DE OZ

1ª semana (17/07 a 23/07): até a página 166

No início do livro temos uma espécie de choque, né? O tom adotado por Maguire para contar a história de Elfaba me surpreendeu. Há um viés de ironia pelo qual a narrativa é conduzida, o que difere claramente do tom de O Mágico de Oz. Já antes de nascer, Elfaba já me pareceu condenada a uma vida difícil, na verdade, já nas primeiras páginas já pude perceber que a vida da bruxa seria difícil desde o nascimento. Em Wicked, temos personagens humanos (ok, essa é a palavra menos adequada para descrevê-los), humanos no sentido de possuírem emoções e tomarem decisões nem sempre coerentes e que possam parecer questionáveis para quem, como nós, não está na pele deles. O começo do livro, desde o nascimento conturbado de Elfaba até seu ingresso na universidade, pode parecer um pouco maçante, talvez pela ânsia de encontrarmos logo mais personagens famosos, como Glinda e o próprio mágico de Oz. Embora o livro comece linear, temos um salto da infância de Elfaba já para a universidade, nesse momento, depois do salto temporal, acompanhamos a história pelos olhos de Galinda (a pré-Glinda).

Na universidade é que vemos com mais propriedade os temas que serão abordados na história. O crescente preconceito e preocupante repressão dos Animais (com "A" maiúsculo), que são um tipo racional de animal (com "a" minúsculo) bastante comum em Oz. Os Animais ocupam diversos cargos e  desempenham muitos papeis nas cidades, inclusive cargos importantes e respeitáveis, mas eles têm sido proibidos, pelas leis descabidas do Mágico de Oz, até mesmo de usar o transporte público, simplesmente por não serem biológica e inteiramente humanos (será que isso soa familiar?). Temos também, embora de forma um pouco mais pontual, algumas questões acerca do feminismo, sobre religião e fanatismo religioso, sobre ciência versus religião e ciência versus feitiçaria.

Terminei essa primeira semana encantado (positivamente) por Elfaba, pelo seu jeito nerd e sonhador. Gostei muito da aproximação improvável de Glinda e Elfaba. Esse era um ponto que me intrigava quando via algo relacionado ao musical, Glinda sempre com um visual impecável e Elfaba desleixada e praticamente gótica. Eu sempre me perguntava como as duas se aproximariam. Pois é, isso foi esclarecido. Gostei também do clima de colégio. As aulas, os amigos, as fofocas, os namoricos. Por fim, houve uma morte na página 165 que deixou todos desnorteados e que, além de me pegar de surpresa, aumentou a expectativa para a próxima semana.


Compartilhe:

2 comentários:

  1. Estou odorando a leitura também. Um mundo mágico bem politizado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Várias questões atuais e importantes aparecem na história. Wicked é um livro engajado.

      Excluir