quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

No Uai Lipe: Coisas de 2018



Quase um ano de blog. É assustador pensar o quanto o tempo passou rápido e na forma tortuosa como a vida nos trouxe a 2019. Apesar de, em algumas vezes, sentir como se estivesse escrevendo apenas para mim mesmo, o blog cumpriu com excelência a tarefa de fazer com que eu conhecesse mais a mim mesmo e pudesse "falar"sobre coisas que amo (mesmo que não tenha muitas pessoas lendo). Mesmo me frustrando algumas vezes por não conseguir produzir conteúdo no ritmo em que gostaria, o Uai Lipe soube como dosar a cobrança e o incentivo, o que me fez trilhar, sobre livros, filmes, séries e reflexões, um 2018 muito interessante. Talvez, a trilha de 2018 não tenha sido mais produtiva ou valorosa do que a dos outros anos, mas o  blog possibilitou que eu tivesse um pouco mais de consciência daquilo pelo que passei. Pesquisar mais sobre os livros que li, sobre os autores, registrar as minhas impressões no blog, fez com que minhas leituras fossem mais significativas. Lembro-me com mais propriedade dos livros que li neste ano e isso é muito recompensador.

Vencido a debilitante melancolia e nostalgia do fim de ano, sinto-me capaz de refletir sobre as conquistas e as frustrações que aconteceram neste blog em 2018.

Em primeiro lugar, uma conquista que me deixa muito satisfeito, foi a maratona do Oscar. Consegui assistir a todos os indicados na categoria de melhor filme e escrever sobre quase todos (7 dos 9). E fiz tudo isso antes mesmo da noite de premiação! Foi uma experiência que quero repetir para sempre e a cada ano. Espero que neste ano eu consiga também assistir a todos os indicados e, dessa vez, consiga escrever comentários sobre cada um.

Em segundo lugar, está o ambicioso projeto de leituras de 2018. Nesse caso, foi um misto de sucesso e fracasso. consegui cumprir a leitura da maior parte dos livros propostos, mas alguns importantes ficaram de fora. Fiquei devendo: um livro do Dostoiévski (apesar de ter lidos umas 10 páginas de Crime e Castigo, não continuei); a tetralogia do Cemitério dos Livros Esquecidos (desculpe, Zafón); O Livro do Juízo Final da Connie Willis (saber que esse livro faz parte de uma série e a enxurrada de críticas negativas me desmotivaram); a conclusão da trilogia do Mar Despedaçado, com o livro Meia Guerra do Joe Abercrombie (eu tentei e tentei e tentei, mas meu espírito não estava para fantasia, infelizmente); a graphic novel Habibi do Craig Thompson (ela está na minha mesa, mas não foi a hora dela); a continuação da minha leitura de Sandman e a leitura de Promethea (espero que eu não tenha pesadelos) e, por fim, a leitura de Atlas de Nuvens do David Mitchell. Talvez, eu devesse ficar triste por causa de tantas dívidas comigo mesmo, mas não estou. Dessa vez, surpreendentemente, a satisfação foi maior do que o peso das derrotas.


Os dois grandes fracassos vêm em terceiro lugar. A leitura conjunta de Wicked, que ficou até sem um desfecho no blog, e a leitura do livro Histórias para Crianças do Issac Bashevis Singer. Embora eu tenha terminado a leitura de Wicked no prazo e cumprido o cronograma, os outros participantes desistiram e não terminaram a leitura (apenas o Matheus conseguiu chegar até o fim, mas com algumas semanas de atraso). Tenho que admitir que o livro, apesar de ter momentos muito interessantes, não faz jus a tudo o que eu havia lido, assistido e ouvido acerca dessa história. Elfaba, desculpe, mas seu livro não é bom. Senti o impacto desse fracasso, e até um pouco de culpa, mas superei e já estou querendo o volume 2 de Wicked (mentira!). Já a leitura de um conto por dia do livro do Bashevis foi um fracasso daqueles que vai fazer com que eu me torne um fantasma e venha assombrar as pessoas, caso eu não termine esse livro neste ano. Li poucos contos e acabei deixando o livro para lá. Uma das razões para que isso tenha ocorrido, além da minha pura e simples falta de foco, foi a minha decepção com alguns contos. Parte deles é muito simples, repetitiva e parece ter sido escrita para ser ouvida e não lida. Sim, mais dois fracassos vergonhosos para a conta de 2018.


Outro fracasso foi eu não ter conseguido lidar com minha lista de TV, com séries e animações. Eu simplesmente não soube como manter essa lista atualizada e acabei deixando ela de lado na maior parte do ano. Embora ela continue no menu do blog, o que está listado ali não condiz com tudo o que assisti em 2018. Já as listas de leituras e filmes estão plenamente atualizadas e lindas, amém. Espero que neste ano eu possa encontrar uma forma de manter a lista de TV atualizado e operante.

Gostaria de comentar também sobre as postagens de que mais me orgulho de ter feito. Em primeiro, a postagem "Lembra do Realismo Fantástico?". Ela me deu um trabalho muito gostoso para escrever e fez com que eu me lembrasse de livros que li há bastante tempo e de incluir alguns livros e autores, que estavam esquecidos, na minha lista de quero ler. E o livro de um desses autores, uma autora, na verdade, foi a minha melhor leitura do ano. Apesar de eu não ter conseguido fazer uma postagem que fizesse jus ao quanto amei A Casa dos Espíritos, preciso deixar claro que eu gostei, adorei esse livro. Sou muito criterioso para marcar um livro como favorito no Skoob, tenho apenas 2 favoritados lá e há muito tempo A História Sem Fim foi meu único livro marcado como favorito, agora, A Casa dos Espíritos também está lá com seu coraçãozinho. Outra postagem de que gostei de fazer foi a de "7 filmes em 1 semana". ao longo de uma semana vi 7 filmes dos anos 80 e 90 junto com alguns amigos do facebook. Foi uma experiência legal rever ou conhecer esses 7 filmes e escrever pequenos textos sobre cada um deles.



Espero que em 2019 este blog continue sendo meu companheiro e que eu possa repetir o que me trouxe satisfação, encontrar novas formas de sucesso e transformar os fracassos em combustível para novos acertos. Foram 35 postagens publicadas, algumas ficaram só no rascunho, e desejo que em 2019, eu possa fazer ainda mais. Certamente haverá outra maratona do Oscar e, em alguns dias, o projeto de leituras 2019 aparecerá por aqui.

Sejamos felizes!


Compartilhe:

2 comentários:

  1. Vida longa ao uai lipe e um 2019 cheio de leituras maravilhosas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! Muitas maravilhas para todos nós neste ano. <3

      Excluir